Lendo este artigo da Wikipedia, vi como a prática é levada a sério por alguns. Existem torneios do jogo, onde profissionais que treinam técnicas de percepção visual e chegam a bolar estratégias para ganhar o jogo competem para ser o campeão da WRPSS (World Rock-Paper-Scissors Society). Existem também variantes do jogo, como um criado no seriado The Big Bang Theory, onde os elementos "Spock" (um personagem alienígena dos filmes de Star Trek) e "Lagarto" são adicionados. Existem também versões muito mais complexas, como esta criada pelo site humorístico 9Gag:
Independentemente da quantidade de elementos, a lógica permanece a mesma: A>B; B>C; C>A. É observável também que é necessário uma quantidade ímpar de elementos para o jogo ser justo (todos os elementos têm uma quantidade igual de fraquezas e resistências). Por exemplo, no jogo clássico, cada elemento tem 1 fraqueza e 1 resistência (tesoura é fraca à pedra e resiste papel). Na versão do 9Gag com 15 elementos, cada um tem 7 resistências e 7 fraquezas. Agora, quando inventamos um jogo com 4 elementos, acontecerá o seguinte:
Dois dos quatro elementos teriam mais resistências que os outros, como neste exemplo: Aluno escreve no papel e manuseia a tesoura, mas é apedrejado pela pedra. No exemplo, aluno e pedra têm 2 resistências (tesoura e papel do aluno; tesoura e aluno da pedra) e 1 fraqueza (pedra do aluno; papel da tesoura). Enquanto isso, papel e tesoura têm 1 resistência (pedra do papel; papel da tesoura) e 2 fraquezas (aluno e tesoura do papel; aluno e pedra da tesoura). Isso faz com que aluno e pedra sejam injustamente melhores do que papel e tesoura.
Por hoje é só, pessoal!
Fontes: Wikipedia (link acima) pela informação sobre o torneio da WRPSS.
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